POROS EM Pele oleosa? Clinique responde!
Por que os poros parecem maiores À medida que envelhecemos?
A exposição crônica ao sol e aos raios ultravioleta prejudica e enfraquece as estruturas de suporte ao redor dos poros, o que pode causar seu alargamento com o passar do tempo.
Por que as pessoas tÊm poros de diferentes tamanhos?
Hereditariedade e o hormônio masculino andrógeno determinam o tamanho dos poros: peles mais secas tendem a ter poros praticamente invisíveis; peles mais oleosas tendem a apresentar poros mais largos e mais perceptíveis.
É verdade que apenas pessoas com pele oleosa podem ter poros dilatados?
Em geral, sim. A produção de oleosidade está diretamente relacionada ao tamanho do poro - quanto maior a produção de oleosidade, maior o poro e vice-versa.
Por que os poros ficam "sujos"?
A "sujeira" é, na verdade, a cor da oleosidade quando exposta ao ar - ela oxida, um processo semelhante ao de uma fatia de maçã escurecida pela ação do ar. As bactérias se multiplicam, alimentando-se da oleosidade. Alguns pigmentos da pele (melanina) concentram-se na oleosidade, então, quanto mais escura a pele, mais escuro o óleo.
Glândulas oleosas ativas sob a superfície significam poros dilatados na superfície. À medida que a oleosidade excessiva se acumula na superfície, ela pode produzir cravos. Cravos persistentes também podem alargar os poros e fazer com que pareçam maiores.
Como prevenir poros dilatados?
O melhor tratamento para qualquer tipo de pele é a limpeza, a esfoliação e a hidratação apropriada regularmente. E por favor, não esprema! Cutucar os poros provoca trauma nos tecidos das proximidades, causando manchas e inflamações.
QUAL O MEU TIPO DE PELE?
PELE MUITO SECA A SECA: MINHA PELE REPUXA!
A pele seca tende a ser áspera, frágil e facilmente irritada. Nesse caso, a pele fica repuxando em todas as partes e porporciona uma sensação desagradável. Possui facilidade em atenuar rugas e linhas de expressão.
PELE SECA A MISTA: MINHA PELE REPUXA, MAS MINHA ZONA T É CONFORTÁVEL!
Nesse caso, as maçãs do rosto ainda repuxam, mas a Zona T possui um brilho mediano e confortável. Possui poros pouco dilatados e necessita de hidratação excessiva nas áreas mais secas.
PELE MISTA A OLEOSA: MINHA ZONA T BRILHA UM POUCO!
Nesse caso, a pele possui brilho na Zona T, mas as maçãs do rosto apresentam características desidratadas. É uma pele brilhante, com poros relativamente dilatados. No fim do dia, nesse tipo de pele, a maquiagem já está desfeita. É considerada, também, uma pele normal.
PELE OLEOSA: MINHA PELE BRILHA MUITO!
A pele, normalmente, é oleosa e brilhante em todas as partes, sendo bem pegajosa e mantendo uma sensação desagradável de impureza. Dificilmente uma maquiagem permanece nesse tipo de pele. Necessita de cuidados especiais.